Tecnologia

Estes “dois yahoos do meio de Ohio” criaram o melhor zumbido do drone

Os insurgentes têm usado drones armados para atacar tropas dos EUA em todo o mundo, então meu co-inventor Alex Morrow e eu construímos o DroneDefender para ajudar a protegê-los. Ele congela os drones inimigos no local, interrompendo as freqüências de controle de rádio e satélite, mas essas ondas são protegidas pela FCC, então não poderíamos usar o sistema, mesmo em nossa própria propriedade.
Foi assim que terminamos em Camp Roberts, Califórnia, em 2015, conduzindo nosso primeiro teste ao ar livre em uma mostra do Departamento de Defesa. O plano era que Alex ficasse a cerca de 1000 metros de distância com o drone para que eu pudesse usar o protótipo para derrubá-lo. Eu estava quente e suada para começar, e meus nervos simplesmente atravessaram o telhado. Eu estava úmida, meu estômago em nós. Estou pensando: esta é a primeira vez que estou mesmo autorizado a transformar esse assunto, e ai, deus, foi enviado de Ohio para a Califórnia. Não temos ideia do que a FedEx fez para isso.

Eu não sabia disso no momento – felizmente, porque eu teria desmaiado ou jogado para fora – mas os 50 espectadores em questão estavam falando sobre o nosso tech, dizendo que era rinky-dink e nunca funcionaria. Honestamente, não estou surpreso por eles terem se sentido assim. Um monte de outras empresas estavam lá mostrando dispositivos muito caros e de aparência complexa, então eles vêem esses dois yahoos do meio de Ohio sair com uma coisa que parece um rifle amarrado a uma de suas costas. Eles pensaram que nós éramos alguns goofballs de garagem. Mas nós tínhamos mantido de forma simples intencionalmente, porque queríamos garantir que qualquer soldado pudesse pegá-lo e usá-lo em segundos.
A primeira vez que Alex me enviou o drone, parei muito longe, cerca de 250 metros. A multidão não tinha certeza do que aconteceu. Então, na próxima tentativa, eu deixo chegar a cerca de 100 metros de distância de mim antes de o parar no ar. Houve silêncio. Toda a multidão estava absolutamente imóvel. As pessoas ficaram de repente muito interessadas. Eu estava puxando para fora, cara. Eu joguei legal – havia muitas pessoas militares me observando – mas por dentro, eu estava apenas gritando